terça-feira, 11 de setembro de 2012

Crescer...

'Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?' (Confúcio)

 'Só nos tornamos verdadeiramente adultos quando perdemos o medo de errar. Não somos apenas a soma das nossas escolhas, mas também das nossas renúncias. Crescer é tomar decisões e, depois, conviver pacificamente com a dúvida. Adolescentes prorrogam suas escolhas porque querem ter certeza absoluta – errar lhes parece a morte. Adultos sabem que nunca terão certeza absoluta de nada, e sabem também que só a morte física é definitiva. Já "morreram" diante de fracassos e frustrações, e voltaram pra vida. Ao entender que é normal morrer várias vezes numa única existência, perdemos o medo – e finalmente crescemos.' (Martha Medeiros)

 # E quando se está adulto errar não parece mais tão ruim assim, simplesmente faz parte do processo. Pode haver algo muito maior por trás de tudo. Ou pode não haver nada. E é com essa eterna dúvida que precisamos conviver. E viver. Nada mais é tão definitivo que nunca possa mudar. E nem tão mutável que não possa ficar ali, quietinho, sem se mexer por um longo tempo. Tudo é relativo, até a gente.

 "Eu já não tenho mais idade para fazer de conta. Eu não quero fingir. Eu não posso fingir que isso aqui é um castelo, que nós somos mágicos e encantados." Caio Fernando Abreu

 "Você tem alguma receita pra gente mudar de vida? E pra tomar decisões? E para mudar de personalidade? E para flagrar-se? E para pagar o karma em suaves prestações? E pra desorientação aguda, você tem? Se tiver, me passa que eu preciso." Caio Fernando Abreu

 # E é isso.. não há receita para nada, não há caminho certo, ou errado. Há a vida. E só o que realmente devemos a ela é vivê-la. Do jeito que quisermos e pudermos. E a vida parece muito mais 'real' do que já foi. Não há mágica que não seja bem vinda, mas também não há mais muita ilusão. E chega-se a isso sem constrangimentos, sem achar melhor ou pior. Simplesmente o é.


E parabéns pra mim!

Nenhum comentário: