segunda-feira, 23 de junho de 2008

Atividade física durante o inverno

No inverno eu mesmo fico preguiçosa. É, realmente, mais difícil sair da toca, enfrentar o frio, e por aí sucedem-se justificativas, (ou desculpas) para ficar em casa sem fazer nada, aproveitar o tempo com filmes, livros, etc, etc... Claro, o momento nos faz querer estar assim, não sejamos hipócritas. Mas acima disso, não há momento que não exiga uma vida ativa e saudável. Não há escolha nesse sentido. Se você quer ter qualidade de vida, saúde, e partilhar dos bons resultados da atividade física a hora é agora, não pode-se parar.
Aumento da auto-estima, sensações agradáveis em virtude da liberação de endorfinas e serotoninas, diminuição da gordura corporal, aumento do percentual de massa magra, maior expectativa de vida em virtude de uma melhor e maior circulação sangüínea, maior oxigenação dos tecidos... Enfim, são muitas as conseqüências positivas de uma atividade física regular e moderada, e obviamente, prescrita e acompanhada por um Educador Físico, apto a lhe indicar exercícios e atividades que irão de encontro aos seus objetivos, e lhe farão alcançá-los.
Isso na vida adulta. Mas como dito acima, o movimento instruido deve ser realizado desde sempre, e até sempre. Desde criança até a velhice, inúmeros são os estudos que comprovam os benefícios de uma vida ativa.
Portanto, desejo motivação à todos, ou um bom profissional que os faça motivar-se. A atividade física bem orientada é um maravilhoso mecanismo de alegria e muita qualidade de vida.
Conforme o Prof. Mestre Mauro Guiselini, "Estimular uma criança desde cedo, ainda em idade pré-escolar, a participar de alguma atividade motora orientada por profissionais competentes sob o ponto de vista educacional é tão importante como freqüentar a escola, ser alfabetizada, ter uma boa alimentação, carinho e afeto. A adoção de um estilo de vida saudável deve ser um dos principais objetivos no processo educativo das crianças, particularmente no que diz respeito à educação física e aos esportes, uma vez que resultados de recentes estudos demonstram claramente os efeitos negativos da alimentação inadequada e diminuição da prática da atividade física na infância."
Não é a toa que vemos repetidamente nos meios de comunicação resportagens acerca da importância de movimento em todas as etapas da vida. Importante, muito importante, é bom se ligar pessoal!!

Abraço à todos, e uma semana com bastante movimento!!!

Nenhum comentário: